23 abril 2006

Interpretação de Texto (análise de discurso, actually)

Busão, voltando pra casa da Bom Conselho. O ônibus favorito dos idosos, o elétrico linha 2100 (Terminal Carrão - Pça da Sé). A mesma cena de sempre, idoso homem dá lugar pra idoso mulher (quem aí gritar cavalheirismo ganha uma cópia de "Men for Dummy") e mulher idosa reclama com alguma pessoa não-idosa que não cedeu o lugar. Dessa vez, uma frase da senhora idosa me chamou a atenção: "Você devia dar o lugar para os idosos, eu ensinei meus netos a dar o lugar para os idosos". Honestamente, essa foi uma frase que passou despercebida pra todos, mas algo nela me incomodou. Pouco depois eu percebi. Ela ensinou os netos a agir dessa forma, e não seu filhos. Ora, mas é claro. Quando seus filhos estavam em fase de formação, ela não tinha essa consciência e respeito com os idosos. Mas, agora que ela foi aceita no clube do Al (zheimer), a situação muda.

Quem me conhece, sabe que essa história de "dar lugar no busão" é um dos meus assuntos mais polêmicos. Eu não tenho nenhum problema com idosos, mas odeio gente que impõe sua vontade. O estranho é que até agora, eu nunca vi um outro idoso brigar para que um segundo consiga lugar para sentar (isso é claro, excluindo os casos de comadres).


- eu me leeeeeeembro
Explodingdog, No I WIll Not!