16 junho 2005

DON'T PANIC

O assunto é "O Guia do Mochileiro das Galáxias", história de Douglas Adams que teve versões para o rádio, livro, tv e, agora, cinema. Eu confesso, não conhecia a história até ler no Jesus, me chicoteia!. Aliás, no Jesus, conheci só a existência dela, a história mesmo, foi no cinema nesse FdS. Viciei! Juro mesmo. Quem me conhece sabe que é assim. Vi o filme, li o livro e já encomendei outros dois da mesma série (uma trilogia de cinco volumes !?). Vale a pena, mesmo!

O Guia conta a história de Arthur e suas viagens pelo Universo após a demolição do planeta Terra para a construção de uma auto-estrada. Com ele está Ford, escritor alienígena fazendo pesqueisa de campo para o Guia; Zaphod um bon-vivant, canalha e presidente da galáxia; Trillian, uma terráquea formada em matemática e astrofísica e Marvin, um robô maníaco-depressivo.

No filme, Arthur e Tillian tem um romance, no livro, pelo menos no primeiro, não (ponto negativo pro livro). Mas, fora isso (e algumas poucas coisas) o filme é uma cópia do livro. Os diálogos e narrações muitas vezes se repetem nas duas versões - algo interessante pra quem já era fã da história. Eu, pessoalmente, gostei mais do filme, principalmente por toda a história romântica e pelo final (e não um grande hiato até o próximo livro).

Mas vale a pena, assistam.