03 agosto 2004

Escolha? (ou dúvidas sobre escolha)

No banheiro eu tava relembrando uma vez que falei para um amigo homossexual: "Quando você virou gay" e ele riu da minha cara dizendo que não se escolhe ser homossexual, nasce-se assim. Mas, se as pessoas nascem assim, porque diabos chamam isso de opção sexual ou orientação sexual? Se o homossexualismo é a priori de qualquer escolha, como o classificam como opção? Será que esse foi um erro cometido pela ignorância dos classificadores, ou será que os homessexuais dizem, e/ou acreditam, nascer assim para aliviar a pressão social?

Não sei, mas isso tudo me fez questionar sobre nossa liberdade de escolha. Será que nós realmente escolhemos nosso estilo de música preferido, ou isso já é algo predeterminado? Eu, quando ouvi Iron Maiden pela primeira vez, me senti como se finalmente tivesse encontrado algo que sempre busquei. Será assim com os gays? Será assim com todo o resto? Se for, de onde vem essa predisposição? Da sociedade em seus diferentes graus - família, amigos, influências (voluntárias ou não), tendências globais? De existências anteriores? Serão elas genéticas, ou pelo menos biológicas? Serão elas formadas junto a alma? Não sei dizer, mas a única coisa que me parece razoável suficiente para ser tomada como um resultado de toda essa reflexão é que nossas escolhas não são totalmente nossas, não são individuais, pois elas são baseadas no nosso gosto. E gosto não se cria, se forma.

Cada vez mais me parece obvio que estamos tão intimamente ligados uns aos outros que a idéia de egoísmo se torna a cada momento mais intíma da ignorância.