17 fevereiro 2005

Pensamento Livre #01

Já perceberam com a gente esquece rápido que o ovo vira frango? É claro que estou falando de ovo de galinha, mas mesmo assim é algo curioso. O mesmo ser vivo consegue mudar de tal forma, e tão naturalmente, que chega a fica irreconhecível. E o mesmo acontece com as pessoas. Dizem que nossas células se são totalmente substituídas a cada 7 anos. Não sei onde vi isso, mas acho que as cerebrais (neurônios e tal) não estão incluídas. Que controle temos sobre essas mudanças? Será que aquele velhinho escolheu ser tão ranzinza assim? Será que alguém realmente chega a escolher alguma coisa em sua vida?

O que sei é que tudo muda tanto e tão rápido que não dá pra ficar preso as pessoas (e coisas). Não adianta cobrar alguém por não ser mais aquele amigo que costumava ser, ou aquela menina por não mais querer te beijar. Tudo muda e não temos controle de nada.

O legal é que sempre aparece alguma coisa nova e tão, ou mais, interessante que aquela anterior. Sei lá, pode parecer que não, mas quem aceita que tudo passa, abraça o novo com mais facilidade e curte muito mais o momento. Não que você não deve se apegar, mas aprenda a largar também. Guarde as memórias com muito carinho, mas nunca se esqueça de comprar um novo álbum pra colecionar sempre coisas novas.

E quando você vê, aquela dor horrível de perda passa. A menina deixa de ser tão interessante como era (porque, afinal, tem uma outra que você viu na classe do seu amigo outro dia...) e a vida continua. Porque, acho que é isso que a vida faz, ela continua sempre. Não importa o qual difícil sua vida esteja, ela não para. E você tem que aprender a andar com ela. Quem não se esforçar pra quebrar a casca, morre, e nunca saberá o que o espera como franguinho.
E no final, a gente morre. Ovo frito ou frango empanado. Então, por que não adiar isso um pouco?