21 junho 2005

Novamente sobre a verdade

Como muitos devem saber, este é meu assunto favorito: a natureza da verdade. Não vou esconder, os assuntos metafísicos me atraem. Fazer o que?

Nesta minha última incursão sobre esse tema, percebi que a verdade, o atríbuto de verdadeiro, não é uma questão bipolar. Não se pode responder sim ou não à respeito da veracidade de algo. A verdade é um teor contido em todas as informações disponíveis. Umas tem menos, outras mais.

Dessa forma, comecei então a buscar onde o cheiro era mais forte. Busquei as informações com menor possibiliadade de questionamento sobre sua veracidade. Informações como a fórmula química da água, o resultado de 1+1 ou o resultado do jogo de futebol feminino de 4 de fevereiro de 2005 entre China e Dinamarca (H2O, 2 e 0x0). Essas três informações tem entre suas características, a existência em um universo próprio e fechado. As duas primeira estão vinculadas ao mundo das ciências exatas, e, dentro delas, são verdadeiras. A terceira trata-se de um fato, mas devido ao excesso de definições na informação, seu questionamento se torna algo mais improvável. Algo que seria diferente caso eu dissesse: "O jogo da China contra a Dinamarca foi 0x0". Fato facilmente questionável, pois outros jogos de diversos esportes, com diferentes jogadores entre China e Dinamarca aconteceram (e por feliz coincidêcia, a seleção feminina da China e da Dinamarca jogaram novamente dia 7 de fevereiro, quando a Dinamarca venceu por 4 a 1).

Voltando ao caso das ciências exatas, explico que elas são somente verdadeiras dentro delas mesmas. 1+1 somente é dois quando falamos puramente de matemática. Por exemplo, se eu disser: 1 pedaço de pizza + 1 cachorro = 2 cachorros pizzas, não estou mais tão verdadeiro quanto antes, pois o universo da matemática foi maculado por outros além dos seus.

Quanto mais puro, mais verdadeiro - essa é a forma platônica de ver. Porém, quanto mais puro, menos divertido - essa é a forma caótica de ver. Existe uma certa adoração à verdade que me chega a enojar. Sim, sei que nenhuma pessoa deseja ser enganada. Mas o oposto da verdade não é a mentira, mas sim outra opinião, o ponto de vista de outra pessoa. Buscar uma única e pura verdade nada mais é do que fechar-se para um mundo de possibilidades. Pare e pense bem, a verdade matemática (mais pura das verdades) nada mais é do que a omissão do resto, a negação, o egoísmo. E o egoísmo é a fonte de todo o mal.

Now Playing: Sentiments Of You - It Dies Today

2 Comments:

Blogger Mário Henrique disse:

ficou meio confuso né?

Rodolfo, você entendeu isso?

terça-feira, 21 junho, 2005  
Blogger Leósias disse:

Cara, confuso nada!!!

Isso foi a comclusão de um papo nosso no caominho metrô casa há um tempáo!!! Lógico q aqui tá td bem mais elaborado e tal, mas eu li e fiquei besta!!!

quinta-feira, 23 junho, 2005  

Postar um comentário

<< Home