08 dezembro 2004

Ignorância

Estava eu fuçando em um fórum extrangeiro de Ragnarok Online, lendo as opiniões das pessoas sobre um possível Ragnarok Online 2. Não existe muita informação sobre essa nova versão ainda, porém, as expeculações (e agressões) já haviam começado.

Um certa garota levantou a hipótese do RO2 coexistir com o RO. Sendo assim cada jogador escolheria qual versão prefere, mas continuaria a interagir com aqueles que jogam a antiga (isso porque o RO2 será 3d, ao contrário do RO - e entre as expeculações, existe a hipótese dessa ser a única mudança no jogo).

Após ser apedrejada por outro membro do fórum, a garota respondeu: "lembre-se de que tudo é possível". E eu comecei a pensar.

Tudo é possível nesse caso porque não existem informações suficientes para direcionar as possibilidades. Tudo é possível porque somos ignorantes. Pode parecer triste, mas é verdade. Porém, após refletir mais um pouco, percebi que a ignorância não é algo negativo. Ser ignorante é, de certa forma, ser feliz. Quem é ignorante sonha, acredita. Ter ignorância é ter fé. O verdadeiro ignorante reconhece a sua pequenês diante de tudo, e por isso mesmo acredita no impossível. Jesus Cristo revela as coiasas aos pequenos porque eles são ignorantes. A sabedoria gera arrogância, auto-suficiência, egoísmo. O verdadeiro sabio é aquele que assume sua ignorância, como Sócrates assumiu.

Ao final, ignorância é sublime, como dizem. Ser ignorante é ser livre.