03 dezembro 2004

Repassando conhecimento: Vontade e necessidade.

Presente, passado e futuro. Três estados diferentes que formam o tempo. O presente é o momento eterno, é o agora; quando algo deixa de ser o agora, torna-se passado; e quando ainda será, esse é o futuro. Um conceito simples e comum, tão comum que não recebe a devida atenção, ignorando assim grande parte de seus interessantes segredos.

Papus mostrou-me em seu "Tratado de ciências ocultas" um pouco mais da sabedoria contida nesses três estados do tempo. Algo tão interessante e prazeroso, que resolvi repassar esse conhecimento.

O passado é regido pela necessidade, o presente pela providência e o futuro pela vontade.

O primeiro passo para entender essa afirmação, é compreender os estados do tempo de uma forma um pouco mais ampla e menos simplista da que foi apresentada anteriormente. O passado não é apenas algo que passou, pois assim ele não mais teria influência em nossas vidas; o passado é tudo aquilo que me faz ser o que sou hoje, o passado é história, é construção. Eu sou meu passado. Não podemos fugir de nosso passado porque ele revela toda minha caminhada, todas minhas escolhas. O passado é uma prisão. Somos julgados e condenados pelo nosso passado, e somente por ele.

Em oposição ao passado, encontramos o futuro. O futuro é incerto, é abstrato, é livre. Enquanto o passado nos oprime e nos cala, o futuro nos mostra infinitas possibilidades. No futuro reside o reino dos sonhos.

O presente é a arena. No presente minhas vontades (futuro) e necessidades (passado) digladiam-se em busca de um vencedor. Para o presente, o reino da providência, da vontade de Deus. Aqui minhas vontades e necessidades entram em conflito com outras vontades e necessidades, criando novos caminhos e novas possibilidades. Não temos nenhum controle do presente, somente as vontades mais fortes (que geram as necessidades mais árduas) conseguem algum tipo de vitória neste terreno. É por isso que a providência controla o presente. Deus aqui não é o criador, mas sim o conjunto que engloba criador e criação como uma única existência. O criador também é a criação, e vice-versa.

Sendo o tempo uma coisa única em três partes, o que era futuro pode virar presente e se tornar passado. Isso acontece quando a minha vontade (futuro) torna-se uma possibilidade (presente) e gera responsabilidades (passado). As responsabilidades aqui são uma espécie de caminho. Os requisitos para que minha vontade aconteça, ou seja mantida. Estou evitando exemplos, mas aqui vai um:

Eu quero visitar um amigo meu. Isso é uma vontade e ainda não aconteceu. Para que eu visite meu amigo, existem algumas coisas que devo cumprir. Tenho que me locomover até a casa de meu amigo e devo saber se ele está lá e se pode me atender. Eu poderia adicionar outras coisas que nos passam despercebidos por serem tão intimas, como os costumes e regras morais locais que podem ou não permitir essa visita, mas eu estaria "forçando a barra" em um simples exemplo.

O presente é o momento onde tudo acontece. Em nosso exemplo, o presente seria o momento quando eu estaria visitando meu amigo, já que ele é a realização do meu futuro (meu desejo). Se o presente é a visita, o passado é todo o caminho percorrido para que a visita aconteça (as necessidades). A questão sobre a guerra de vontades/necessidades de toda uma realidade, o que forma o presente, diz respeito aos imprevistos que o choque das vontades pode ter em nossa vida. Seguindo o exemplo, eu teria que cancelar (ou adiar) a minha visita ao meu amigo se eu tivesse que ir ao mercado para a minha mãe. Outras coisas poderiam ter acontecido, como uma chuva ou um golpe de estado. Até mesmo uma outra vontade maior minha, como o telefonema de alguma menina interessante me convidando para um sorvete.

Se houve um pouco de entendimento no que foi passado nessas poucas linhas, a afirmação do terceiro parágrafo pode ser entendida da seguinte forma:

Nós vivemos para nossas vontades (vivemos em direção ao futuro). Por elas, criamos necessidades que nos aprisionam e nos moldam naquilo que somos (nosso passado, nossa história). Nossas necessidades e vontades geram nossa personalidade, que entra em contato com outras personalidades, fazendo assim o milagre da vida.

PS: Sei que devem ter soado confuso este texto. Em parte assumo a culpa por não ser muito hábil com as palavras, porém, devo alertar sempre a necessidade de reflexão sobre esse tipo de conhecimento. Busque exemplos para este conceito em sua vida e experimente os significados destas palavras. Tudo fica bem mais interessante.