20 maio 2005

I have a bad feeling about this...

Ontem, dia 19, assisti ao terceiro episódio de Guerra nas Estrelas, o tão esperado "A vingança dos Sith". Então, finalmente acabou a saga. Todos os episódios foram gravados e todos os elos fechados. Como por um bom tempo, o grande assunto vai ser esse filme, resolvi escrever um pouco sobre Guerra nas Estrelas também. Alias, vou aproveitar esse espaço para demonstrar umas semelhanças que percebi nestes filmes. É engraçado, mas se você dividir os seis filmes em duas trilogias, você acaba notando que as duas tem como base a mesma história. Se eu fosse um nerds-babão-gordo-de-óculos (a parte do gordo de óculos é culpa do Neil Gaiman, briguem com ele) eu chamaria a primeira trilogia de "saga da perversão" e a segunda de "saga da redenção", mas como não sou um nerds-babão-gordo-de-óculos, não vou me referir a estes termos.

Se compararmos "A Ameaça Fantasma" (ep1) com "Uma Nova Esperança" (ep4) vemos que ambos os filmes são muito obscuros em termos de história, ambos possuem um final ridículo (vencemos...êêêê!!!) e ambos só não fracassaram totalmente devido a presença de um puta vilão fodônico (Darth Maul e Darth Vader). Os nossos heróis (Anakin e Luke) tem uma participação importante para a derrota do inimigo. É nesses primeiros episódios que eles são apresentados a ordem Jedi. Esses filmes quase ignoram a existência do Imperador (Senador Palpatine). Bem, na verdade quem ignora a existência do Imperador é o próprio público normal, quem nem tem saco pra entender todas as milhares de insinuações ultra-mega-importantes-para-os-próximos-filmes que esses dois episódios carregam. Episódios de teste, eu diria. Se funcionar, eu explico melhor, diria Lucas.

Já os segundos episódios, "O Ataque dos Clones" (ep2) e "O Imperio Contra-Ataca" (ep5) são aqueles destinados ao condensamento da trama. Nossos heróis são aprendizes Jedi (Padawan), porém já possuem responsabilidades de Jedis formados, e ambos tem as mãos decepadas por um Lord Sith (Jedi do lado negro da força, conhecidos como Darth alguma coisa). O final de ambos é um grande sinal de reticências, já que guerras estão acontecendo e problemas precisam ser resolvidos. É nesses episódios que nasce o amor na família Skywalker, seja Anakin/Padme ou Leia/Han Solo. E é neles que algum decendente mercenário da familia Fett (Jango ou Bubba) aparecem. São meus favoritos devido ao número de respostas e ligações que eles apresentam. Os primeiros são divertidos, os segundos interessantes. O lado negro da força está cada vez mais forte e nossos heróis cada vez mais confusos. O uso da palavra ataque em ambos os título é algo que não acontece nos títulos originais, por isso não me refiro a isso como uma semelhança.

Já os terceiros episódios, "A Vingança dos Sith" (ep3) e "O Retorno dos Jedi" (ep6), fecham toda a saga, da perversão ou redenção (putz! Usei os termos!). Neles o imperador finalmente aparece como peça chave de toda trama. É importante ressaltar a aparição de excessivas criaturas peludas, sejam Wookies ou Ewoks. Aliás, originalmente os Ewoks não existiam e os Rebeldes eram salvos por Wookies. Nossos heróis já são Jedis formados (e usam roupas pretas) e a batalha final entre Jedis e Siths acontece. No primeiro, os Jedi são eliminados e os Sith se elevam, no segundo o oposto acontece, fatos retratados nos títulos. Yoda se ferra e Anakin aparece com a cara toda deformada em ambos. Vitória ou derrota, as sagas acabam, a velha conhecida música toca e é hora de voltar ao mundo real.
Ahhhhhhh É! Como se isso existisse para os Nerds! Zwooooon Zwoon.