12 maio 2005

You're not the boss of me now... and you're not so big

- tema do seriado Malcom

Conversando com o Viola outro dia, discutíamos sobre anarquia e, no fluir da conversa, eu disse que não gostava da pressão de se ter chefes e que achava que tudo seria bem melhor sem eles. Daí (com um i bem grandão) o Viola me disse que o mundo não funciona sem punição. Ele então me perguntou: Você viria trabalhar se não fosse demitido (e não tivesse descontos no salário - complemento eu)? Meu, é claro que não! Argumento esse que de início parece justificar todo o sistema. Nós temos chefes e cobranças porque caso contrário, nunca trabalharíamos, nunca produziríamos nada. Certo?

Bem, esse sentimento me incomodou por um bom tempo e, por causa disso, refleti um pouco sobre o assunto para descobrir (ou inventar) uma teoria que negasse essa idéia, que a anulasse, permitindo assim melhores noites de sono.

A idéia veio como um clarão, algo simples e obvio. Foi dito que sem um chefe, sem uma cobrança, nós não trabalharíamos, mas então, um homem com fome não caça? Um artista com um impulso criativo não cria? E para isso precisamos de ordens? Claro que não. Percebam, o homem faz livremente tudo aquilo em que encontra um motivo para ser feito. O homem vive por seus ideais (sejam eles quais forem). Os homens somente precisam de chefes, porque não acreditam naquilo que fazem. Não nós faz sentido acordar cedo todos os dias para realizar tarefas burocráticas, construir casas para os outros ou qualquer outro tipo de tarefa estúpida feita sem coração. Pense em donas de casas, quem as chefia? Elas sabem a necessidade de seu trabalho (mesmo que isso seja algo programado em sua mente desde a infância).Elas veêm os resultados. Arriscando brincar de Marxista, eu diria que precisamos de chefes, porque o processo é fetichista e alienante. E nós aceitamos tudo, é claro, precisamos do dinheiro.

Quem irá trabalhar no dia seguinte, quando todos perceberem que não existe nenhum objetivo em nada do que fazemos? Com certeza teremos mais agricultores, menores fazendas e muito mais vida.


words of wisdom