02 agosto 2005

Moral pessoal

Das pessoas que conheço intimamente, nas quais tenho observado o comportamento, todas parecem agir como se buscassem agir sempre da maneira mais justa possível. O que tento dizer é que todas elas possuem um padrão de comportamento moral, e que o seguem a risca. Pelo que vejo, não existe pessoa maligna, mas sim pessoas com diferentes formas de agir – e todas se consideram certas.

Em minha vida, baseando-me em minhas experiências cotidianas, acredito que a melhor maneira de agir e viver é perceber como toda a sociedade está tão intimamente relacionada, que o prejuízo, o descontentamento de um, pode arruinar o sucesso e contentamento do outro. Acredito então no bem comum, sendo assim o egoísmo a fonte de todo o mal. O egoísta não deseja o mal dos outros, mas sim o seu bem – o que consequentemente gera o mal aos outros. Porém, essa é a minha forma de ver. Para outras pessoas, o mundo é um campo de batalhas, onde somente os mais fortes e sagazes sobrevivem. Para eles, as pessoas devem sempre zelar pela própria segurança, ignorando assim os problemas dos outros e suas conseqüências. Eu não saberia dizer qual forma de ver a vida está certa, com toda a certeza. Eu acredito na minha moral, os outros acreditam nas deles.

Mas é interessante observar como sempre nos parece exagerado e, de certa forma, estúpido seguir padrões acima dos nossos. Imaginando uma escada, que parte do egoísmo absoluto a entrega total, eu vejo que tudo o que está acima de nossas cabeças soa como desnecessário e o que está abaixo (é claro) como imoral. Pegando a mim mesmo como exemplo, vejo a forma como condeno quase todo tipo de egoísmo, e também vejo como acho desnecessária a verdade "doa a quem doer". Eu me sinto mal ao comer algo e não compartilhar, porém muitas vezes me calo perante injustiças para manter a boa convivência com outras pessoas – não me sentindo mal por isso e até condenando quem leva o justo acima das relações humanas. E acho que todo mundo vê o mundo dessa forma.

Como mudar isso? O que deve ser feito para que eu, e os outros, consiga mudar a minha forma de ver o mundo. Não que eu me incomode com isso. Mas, não me incomodar, é algo que me incomoda!

2 Comments:

Anonymous Anônimo disse:

Assim como cada um tem sua realidade, cada um tem sua moral.

E respondendo à sua pergunta, nao há como mudar isso, pois é algo já impregnado. O que temos que fazer é algo próximo ao q VC já tenta fazer: investir nas novas gerações.

terça-feira, 02 agosto, 2005  
Blogger Mário Henrique disse:

pô, num me emociona assim... snif snif

terça-feira, 02 agosto, 2005  

Postar um comentário

<< Home