29 agosto 2005

Um aprofundamento no assassinato de vacas

Existe aquele conto sobre os dois monges, a família pobre e sua vaquinha. Sabem qual é, não? Bem, para quem não conhece, a história é esta aqui:

"Um Mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou:
- Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?
E o senhor calmamente respondeu:
- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros alimentícios e a outra parte nos produzimos queijo, coalhada, entre outras coisas para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo.
O sábio agradeceu pela informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora.
No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:
- Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali à frente e empurre-a, jogue-a lá embaixo.
O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos, ate que, um belo dia, ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar aquele mesmo lugar e contar tudo aquela família, pedir perdão e ajudá-los.
E assim o fez. Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.
Apertou o passo e, chegando lá, foi logo recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos. O caseiro respondeu:
- Continuam morando aqui.
Espantado, entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha):
- Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?
E o senhor, entusiasmado, respondeu:
- Nos tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora..."


Para quem não conhecia a história, o post termina aqui. É uma boa hora de refletir sobre sua vida, sobre como podemos melhorá-la e o que deve ser feito para isso acontecer. Tenha um bom dia!

Agora, para quem já tava até enjoado de ouvir a história, aqui vão meus comentários:

Já perceberam que virou moda dizer que: "Tenho que matar a minha vaca?". Todos aqueles familiarizados com o assassinato da pobre vaquinha adoram olhar para os dias ruins e dizer: "chegou a hora de matar minha vaca". Mas, não era um dia ruim para a família. Aliás, eles estavam até muito satisfeitos, tão satisfeitos que se acomodaram. Então a vaca morreu e tudo ficou ruim.

E nós, realmente desejamos passar por mais dificuldades quando dizemos que: "precisamos matar uma vaca"? Ou na verdade queremos é que os problemas se vão?

É, parece que mais uma vez, um grande ensinamento virou muleta. Tenho amigos que estão passando por fases extremamente difíceis da vida agora e reclamam de sua miséria. Porém, estes mesmos amigos, diziam a pouco que: "chegara a hora de matar a minha vaca". Ah, falemos sério. Alguém aqui quer realmente matar uma vaca? Alguém aqui realmente pretende se sacrificar por algo que talvez nem dê resultados positivos? É claro que não. Ninguém mata a própria vaca, e é isso que a história ensina. As vacas morrem, e nem sabemos como elas morreram, só sabemos que algo tem que mudar. E é a partir daí que as coisas começam a melhorar, quando não há nada para se segurar e muito para se conquistar.

E isto também passará.

12 Comments:

Anonymous Anônimo disse:

eu acho que nós matamos nossas vacas qnd vemos uma oportunidade nova e resolvemos seguí-la ao invés de continuar na mesma, então? mas eu tb não acredito que matar a vaca seja "jogar tudo para o alto e foda-se"
e na verdade, eu não vou matar vaca nenhuma, pq eu sou vegetariano
hehehehe
q=

segunda-feira, 29 agosto, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

mario, agora vc disse exatamente o que uma certa pessoa precisava ouvir, e que é o que minha mae sempre diz pra essa pessoa, quando ela diz q vai matar sua propria vaquinha. Eu ja disse que eu vou matar a vaca pra essa pessoa, mas nao é a a hora agora... é isso ai

segunda-feira, 29 agosto, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

rsrsrsrsr...E vc a qts anda??? bjokas neta.

segunda-feira, 29 agosto, 2005  
Blogger Leósias disse:

HUm...

Posso fazer hambúrgueres (ou seriam hambúrguers?) com vaca depois??

terça-feira, 30 agosto, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

Primeiramente, sei que muita gente anda abraçando essa história, e arrisco dizer que fui eu quem "lançou" essa "moda". Sem querer, mas lancei.

Quem conhece meu caso, sabe que eu não estou tentando me livrar de problemas, apenas tenho ambição.

Já explique dezenas de vezes, aos que não compreendem, eu lamento.

terça-feira, 30 agosto, 2005  
Blogger Mário Henrique disse:

Ahn.. isso não foi escrito pra você... E se você lançou moda, acho que foi muuuuito atrasado, porque eu já tinha uma vaquinha de papel no meu quarto simbolizando isso. Sem falar que eu e a Larissa iamos fazer um blog juntos com layout de vaca.

Eu só fiz um paralelo entre a história da vaca e a carta de tarô XIII, a morte.

Ah, um toque, cuidado ao se vangloriar de lançar tal moda ou de ter inventado tal coisa. Você acaba se dando muito mal. Alguém aí falou em limão?

terça-feira, 30 agosto, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

Digo que lancei, pois depois que eu postei o conto no meu blog é que Quinho, Banin e outros aderiram à idéia...

E vc pode nao ter postado pra mim, mas minha irmã interpretou assim.

quarta-feira, 31 agosto, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

o mário joga tarô?

quarta-feira, 31 agosto, 2005  
Blogger tOk disse:

Depois de ter seu saco publicamente lambido pelo dono deste blogue, o sr. Rodolfo ficou, como dizem, cheio de si.

Cuidado, rapaz, nessa de lançar moda, Jésus Cristo foi crucificado, em?

Pense bem nas suas vaquinhas.

Continuarei com minhas cabritas.

Que são menorzinhas, mais fáceis...

quarta-feira, 31 agosto, 2005  
Blogger Mário Henrique disse:

Então Rodox, pergunta pro quinho quem foi que falou pra ele ler a história.

quarta-feira, 31 agosto, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

parecem criança
vão se foder
o importante é que a história existe, todo mundo leu, cada um tirou seu ensinamento e FODA-SE
kct, vao tomar no cu!

quarta-feira, 31 agosto, 2005  
Blogger Mário Henrique disse:

desculpa ae pai.

quinta-feira, 01 setembro, 2005  

Postar um comentário

<< Home