10 outubro 2005

Vazios.

Estou mal. Mas não é sobre isso este post.

Toda vez que estou mal, deparo-me com uma situação em que tenho uma longa caminhada pela frente. Seja para voltar para casa, seja por quanlqeur outro motivo. O que importa é que nesses momentos, sempre tenho um momento para pensar, para refletir. O que geralmente acontece é uma apologia a minha dor, uma justificação e glorificação tão grande que acaba-se consumindo. Então eu vejo um mendigo, ou qualquer outra pessoa passando por uma situação pior que a minha. E eu percebo que reclamo demais. Será?

Hoje eu vi um mendigo dormindo na minha rua. Todas minha preocupações sumiram de minha cabeça ao perceber que eu tinha uma cama, um cobertor decente, e um pratode comida. Sou feliz e ele não. Mentira! Quanto mais segurança temos, maiores nossas necessidades. Temos um vazio dentro de nós que é impossível de ser preenchido, um vazio que nos consome e que impede que sejamos plenamente felizes. Já falei sobre isso em algum lugar, e existem diversas teorias sobre esse vazio. Não sei o que ele é realmente, só sei que ele existe. Quanto mais conforto e segurança temos, mais confusas nossas necessidades. Um mendigo tem que lutar para conseguir comida, nós a temos e temos muito mais. Quanto menor a nossa luta, maior o nosso vazio. Eu não tenho preocupações, por isso tenho um vazio maior, ou mais difícil de ser preenchido.

Deve ser por isso que o índice de suicídio é maior nos países ricos.

"Meu reino não é deste mundo".

PS: Escrevi isto ontem à noite, porém fiquei sem conexão durante quase todo o final de semana, somente postando esse texto hoje. Entre ontem e hoje, continuei refletindo sobre o assunto e percebi que a palavra-chave desse vazio é o ócio. Valeu pelo toque Elisa.

3 Comments:

Anonymous Anônimo disse:

eu acho que isso de "não posso reclamar pq tem gtente numa situação pior que a minha e é feliz" não é valido, são situações diferentes, realidades diferentes, a gente só sente falta de algo pq um dia teve e agora não tem mais, se a pessoa nunca teve, nao tem pq ela sentir falta, entendeu? acho que nao me expressei direito...
e sim, o vazio é ócio, em todos os sentidos, disso eu entendo, hahaha

segunda-feira, 10 outubro, 2005  
Blogger Mário Henrique disse:

Então banas, concordo com você. Aliás, foi por isso que escrevi esse texto. Mas não acho que a gente só sinta falta do que teve, ou melhor, sei lá, tem aquilo que o Tomas ou o Augustino disse sobre a falta de Deus, então...

segunda-feira, 10 outubro, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

mas a falta varia de realidade pra realidade, por ex, todo mundo diz "nossa, deve ser dificil ser cego e bla bla bla bla" mas se o cara nasceu cego, aquela é a realidade dele, pra ele sempre foi daquele jeito, então ele não pode dizer que é ruim, pois não conhece o outro lado, entendeu? claro que o cara deve ter vontade de enxergar, mas pra ele sempre foi daquele jeito, não sei se me expliquei direito, pra variar

terça-feira, 11 outubro, 2005  

Postar um comentário

<< Home