28 junho 2006

Um assunto complicado

Este texto é uma continuação de um post da Cinderella; é um mero comentário, uma tentativa de diálogo. Comecemos onde ele termina...

Eu hein!... Você hein! Todo mundo hein!

Os relacionamentos humanos homem/mulher estão desgastados, eu diria que ultrapassados. O grande motivo do excesso de infelicidade entre os casais é simplesmente a falta de uma nova perspectiva. Precisamos de um novo paradigma, pois a necessidade de amar (e ser amado); essa, meus caros, nunca sai de moda.

Qualquer um que possua um grupo próximo de amigos, e conheça intimamente um pouco dos segredos dos integrantes desse grupo, já deve ter se deparado com alguma história de traição. Não são incomuns, os casos em que isso ocorra entre os próprios integrantes desse grupo, que se dizem amigos. Elas estão por toda a parte. Os compromissos do namoro, noivado e mesmo o casamento, não são mais respeitados, porém, ainda são seguidos e socialmente incentivados. Um adulto com mais de 30 anos solteiro é alvo dos mais diversos comentários (sendo o favorito de todos classificá-lo imediatamente como homossexual). Encaremos os fatos, para ser visto como bem sucedido na nossa medíocre classe média, precisamos ser casados e ter filhos. Somente multi-milionários bon-vivants e astros de rock tem o direito do contrário.

Então nós somos obrigados a criar uma família (nos moldes tradicionais), e, para isso, nos casamos. O namoro e o noivado, como foi muito bem apontado pelo Leósias, não passa de "estágios" para coisas maiores, compromissos maiores. Uma grande ascensão social. Mas, será que o casamento, a união para o resto-da-vida de duas pessoas de sexos opostos, ainda é necessária?

Entendam, se não fosse um negócio lucrativo, ninguém se casava. Não falo apenas de dinheiro, mas nunca me esqueço da idéia de pagamento de dote, mas sim de necessidades. O objetivo inicial dos seres é reproduzir-se e fazer com que seus genes sigam em frente, e com os seres humanos, que se dizem sapiens sapiens, não seria diferente. Aliás, isso chega até a ser uma ordem divina, segundo o Livro da Gênese (está tudo lá no Gn 1:28). Bem, se Deus mandou, está mandado, porém, algo como o crescimento demográfico desenfreado na Terra, me diz que não precisamos seguir isso tanto a risca hoje em dia. Já existem pessoas suficientes na Terra e seria realmente interessante se esse número diminuísse. "We don't need to multiply", como diria o System of a Down.

Um segundo motivo para essa formação de casais está na utilidade de cada um dos membros. Clareando um pouco as idéias: o homem traz o dinheiro e a mulher administra o lar (uma versão atualizada de: o homem caça enquanto a mulher cuida da prole). Antigamente podia-se dividir o futuro de uma mulher em três possibilidades: casar-se, virar freira ou prostituir-se. De qualquer forma, uma mulher raramente conseguia ter grande controle de sua vida. Com o homem, as coisas eram um pouco diferentes, e talvez seja por isso que um homem traído seja bem mais ridicularizado do que uma mulher. No antigo paradigma, homem e mulher se completavam para formar um time, um time que hoje em dia é desnecessário. Após a revolução sexual feminina e todas as lutas que elas tiveram que enfrentar para conquistar seu lugar, as mulheres começaram a não mais precisar de um homem para sobreviver (a não ser para trocar a lâmpada e matar baratas). Um mulher nos dias atuais, apesar das dificuldades ainda existentes, consegue muito bem ter sua própria fonte de renda e liberdade financeira. O homem tem aprendido a se virar nos afazeres domésticos e tem se mostrado excepcional nisso. Entre meus amigos é maior o número de homens que cozinham do que mulheres.

Percebam: estamos livres dessa obrigação de nos unir. Não existe nenhuma utilidade no casamento!

Até agora, acredito eu, que conseguimos entender que o casamento é uma obrigação social sem nenhuma real utilidade. Agora vem a pergunta: Nós queremos nos casar? Nós queremos nos unir a uma outra pessoa, tornando esse relacionamento único e exclusivo? Bem, a resposta varia. Para alguns a idéia é válida, para outros, não. Arrisco dizer que a maioria dos casos de infelicidade conjugal aconteça com casais que se unem por obrigação. Não digo que não aja amor entre eles, o amor pode realmente existir, mas o casamento, por ser algo forçado, acaba gastando esse amor, tornando-o inútil, como o sal que perde o gosto.

Um outro fator que julgo causar a infelicidade da maioria dos casais está nos limites. O que diferencia dois amigos de sexo oposto de um casal são é a sexualidade, ou mais profundamente, o ato sexual (pois existem casos de flertes eternos entre amigos). Sendo assim eu crio uma exclusividade pelo corpo da minha parceira, mas não necessariamente uma intimidade. E é isso que chamamos hoje em dia de amor. Honestamente, não é o sexo que torna duas pessoas cúmplices de um romance, de uma entrega, de uma vida. Sexo não é comunhão, mas as vezes, um único olhar, em meio ao silêncio, é. O grande medo dos casais não é perder o amor do seu parceiro, mas sim descobrir que outro usufruiu desse mesmo amor. Se não houvesse o medo do sexo, nenhum casal teria receio das companhias do outro (principalmente as do sexo oposto). Seria tão bom se um casal se formasse com base em outras coisas. Os poucos que conseguem, esses sim são felizes.

Eu não saberia dizer qual o grande e nobre valor que deveria unir os casais. Para falar a verdade, eu acho que o desejo e vontade de estar junto já é mais que o suficiente, sem a obrigação de um amanhã. Aliás, eu acredito que nós valorizaríamos muito mais os nossos amores, se soubéssemos que eles podem partir a qualquer momento. Agora, falar eu sei que é muito fácil. Sou escorpiano bem definido e o ciúmes e a possessividade são características fortes na minha personalidade. O medo da rejeição e da solidão me corroem a cada momento, o orgulho e o ego são meus senhores e todas minhas ações são calculadas e refletidas. Digo isso para tentar ilustrar o quão difícil para mim é acreditar, e tentar seguir, essas idéias que escrevi. Mas eu não acredito que isso seja desculpa suficiente para que eu cometa os erros que apontei. O tão comentado "amor livre" não é uma coisa fácil, não se trata de libertinagem. E é por isso que Raul já dizia:

"Sofro, mas eu vou te libertar"


Explodingdog - we are all together

11 Comments:

Blogger Leósias disse:

Profundo demais isso tudo. Talvez eu reponda com um post em algum dos meus blogs e deixe um lin aqui depois.

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Anonymous Anônimo disse:

eu na farei igual o aléssio pq meu blog é uma bosta, e tá de férias

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Anonymous Anônimo disse:

eu não tenho blog...buá
até concordo com o que você disse, mas não vejo problema nenhum em casamento...
sei que talvez você também não veja, mas me pareceu que sim...
ICE!

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger Mário Henrique disse:

Na verdade eu vou acabar me casando, mas não vou fazer isso porque TENHO que fazer... acho que é essa a idéia... Nós podemos viver uma vida igual a de todo mundo, porém, seria interessante saber o porquê fazemos essas coisas. Isso nos dá escolhas, isso nos dá liberdade.

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger Mário Henrique disse:

@Banas

Seu blog é foda cara, para de frescura e volta a escrever nele. Sei que material você tem!

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger Bruna disse:

Complicado, Marinho. E sabe porquê é complicado?! Porque envolve pessoas. E qualquer coisa que envolva pessoas se torna além da capacidade de nós - outras pessoas - entenderem.

Talvez isso se resuma na maldita mania que o ser humano tem de regrar tudo. Hoje em dia, beijo só tem dois significados: compromisso ou putaria.
É como se um beijo não pudesse mais significar carinho. Não necessariamente amor, tampouco obrigação pq se está na balada, mas carinho. De repente, entre amigos.

Esquece! Tô digressiva demais pra comentar. Talvez eu tbm escreva um texto/resposta sobre. Talvez não.

*ps:eu não vou casar. No monogamia. Yes poligamia.

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger Mário Henrique disse:

@barbie

Concordo com cada palavra.

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Anonymous Anônimo disse:

...

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger jan disse:

Uma coisa que acaba de me ocorrer é que as vontades dos seres humanos mudaram, mas o modo de conseguí-las permanece. Ou então, queremos coisas novas e diferentes das que queríamos há 50 anos atrás, mas acabamos fazendo a mesma coisa que nossos avós faziam, por Medo. [qualquer dia a gente conversa sobre esse tal Medo.]

- Também está escrito no Evangelho, segundo o Espiritismo que devemos ter filhos quando casados. -

"Eu não saberia dizer qual o grande e nobre valor que deveria unir os casais." -> eu, Cinderella, arrisco, apenas arrisco, citar esses:
1º Sinceridade
2º Admiração
3º Cumplicidade

Como continuação, eu acoplo o comentário da Barbie... rs.

PS: tem um anônimo aqui tb???
Ô.o
hahahaha

;*

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger Leósias disse:

Minha resposta está no www.bullshit2005.blogspot.com

sábado, 01 julho, 2006  
Anonymous Anônimo disse:

hwqy kdied porno tbxxhb m qi k gfu

segunda-feira, 17 janeiro, 2011  

Postar um comentário

<< Home