02 janeiro 2007

O Hermetismo e as Piadas Internas

Tudo começou com uma noite de bebedeira e um deslize. Um conhecido meu, de nome Hermes, ao tentar dizer o que está no alto é de cima e o que está embaixo é de baixo, o relativo da época ao nosso uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, acabou dizendo: O que está embaixo é como o que está no alto, e o que está no alto é como o que está embaixo, o que gerou umas boas risadas aquela noite.

Na turma do Hermes, ninguém deixava um deslize passar e, da mesma forma que o Fabinho fazia na casa dele, a turma do Hermes registrava todas as palas que alguém preferia em tábuas. Ao final do ano eles decidiam quis eram as melhores e as premiavam. A de Hermes ganhou o segundo lugar e ficou sendo conhecida como Tábua de Esmeralda.

Séculos depois, uma turma que não curtia muito bebedeiras noturnas (apesar do costume ainda estar na moda) acabou encontrando a Tábua de Esmeralda. Como eles eram caretas e não sabiam aproveitar a vida, não entenderam a piada e tentaram encontrar algum significado secreto nela. Não demorou muito a se formar grupos de estudo da Tábua. Quanto mais os estudiosos se dedicavam a entender a Tábua, mais complexa ficava sua interpretação, sendo que somente os verdadeiros iniciados em seus segredos estavam aptos para compreender a beleza das revelações contidas nela. Pessoas importantes e poderosas também se interessaram pelos segredos. Alguns diziam que a vida eterna estava garantida para aquele que compreendesse a Tábua, outros diziam que riquezas fabulosas era a verdadeira recompensa. Assim os grupos foram crescendo e crescendo, os grupos viraram organizações e foram se dividindo, espalhando-se por toda a Europa, logo tomando o mundo inteiro. E hoje, milênios após a noite de bebedeira de Hermes, ninguém ainda entendeu que o Hermetismo não passa de uma piada interna.

Oh If I only see, that the joke was on me
- Bee Gees, I started a joke.


Explodingdog - oh my!

1 Comments:

Blogger Leósias disse:

Muito bom mesmo!!!

Pena q foi piada interna, hehehehe...

quarta-feira, 03 janeiro, 2007  

Postar um comentário

<< Home