08 setembro 2004

Enquanto eu cagava #02

Precisamos de Guerras

Eu sou a favor da guerra. Sei que pode soar contraditório eu dizer isso para aqueles que me conhecem e sabem o que penso, mas, aqueles que realmente me conhecem, sabem que adoro ser contraditório. Porém, essa idéia não é contraditória as minhas bases e crenças. Deixe-me explicar.

Sou a favor da guerra, pois somente através da guerra se conquista alguma coisa - até mesmo a paz. A guerra, aqui citada, não é somente a queda de bombas nas casas dos inocentes moradores do... lugaralgum, é muito mais do que isso. A guerra é a imposição de uma força contra outra, seja ela física, espiritual ou intelectual. Convenhamos, não vivemos em um universo homogêneo, ele é uni sim, mas totalmente diverso em cada partícula sua. Porque diabos essas partículas nunca entrariam em algum tipo de embate?

Uma vez, conversando com o Alessio, ele me disse que uma conversa nada mais era que duas ou mais pessoas tentando convencer as outras daquilo que elas acreditam, ou seja, conquistá-las. Isso é guerra. Destrói-se aquilo que não é válido e conquista-se o que é. De que outra forma seria?

Sei que pode parecer extremista comparar uma simples discussão com uma guerra com centenas de mortos, mas não é não. O que muda é a escala. E, além disso, uma conversa, uma decisão discutida e argumentada, pode ser tão, ou até mais, fatal que uma bomba. É só pensar nas diferenças que fariam a um país uma mudança no direcionamento de seu orçamento. Quantos poderiam morrer, ou serem salvos?

Agora só abro um parágrafo para discutir a guerra armada física, ou melhor, a pior consequência dela: a morte. Matar é errado? Sim.... e não. Quem aqui sente algum remorso ao tomar uma aspirina? Quem pensa nos milhões de vírus que está matando? Existe uma minoria que é contra a matança de animais para a criação de roupas, outros, mais extremos, acreditam ser errado matar qualquer tipo de animal para qualquer motivo que seja. Não vou nem citar as regras morais religiosas, pois cada religião fala algo sobre poder, ou não matar. Você mataria se sua família estivesse em risco? Você mataria se soubesse que seria para algo melhor? Se você respondeu não. E não mataria de jeito nenhum, uma última pergunta: Você mataria criaturas alienígenas que invadissem seu planeta para destruí-lo? Toda a questão de matar ou não matar está relacionado ao grau de intimidade que se tem com a suposta vítima. Nada mais que isso. Eu, pessoalmente, não mato pois não quero ser morto, tenho medo e considero errado.

Então a guerra é válida. Napoleão, Hitler, Bush, o Império Romano e os Cruzados estavam todos certos. Bem, calma aí, existem alguns fatores - dois, para ser exato - que devem ser considerados antes de se iniciar uma guerra:

1° A guerra é honesta? - Uma guerra deve ser sempre honesta, com objetivos limpos e claros. Tanto você, quanto seu inimigo, devem saber o que querem e o que o outro quer. Uma guerra feita a partir de falsos ideais não é válida.

2° A guerra é justa? - Toda guerra deve ser justa. Você e seu inimigo devem estar sempre em condições semelhantes de combate. Qualquer tipo de massacre é inválido. E isso vale para todo tipo de guerra. Não é justo discutir um grupo maior, e melhor preparado de pessoas contra outro, a não ser que isso seja aceito por ambas as partes.

Passando então todas as guerras que conhecemos por esse filtro com apenas dois fatores, quantas sobram? Eu pessoalmente não me lembro de nenhuma, mas se houverem, são muito poucas, uma discussão com um grupo de escola, talvez? Quem sabe?

O mundo atual carece muito de guerras. Guerra pela paz, por melhores condições aos nosso próximos, por uma política decente e honesta, pelo fim do tráfico de drogas e da violência desnecessária, pelo respeito as diversidades, pelo amor ao próximo, por Deus.

As guerras são necessárias para o desenvolvimento humano, porém, elas precisam ser honestas e justas. Quem sabe então poderemos viver o pedido de Cristo: "Amem vossos inimigos".

3 Comments:

Anonymous Anônimo disse:

Valeu a citação, mas a idéia não é minha. Eu vi isso c/ algum professor da faculdade. Sobre as guerras em si, vai uma frase cujo autor não lembro: "Se queres a paz, prepara-te para a guerra".

terça-feira, 21 junho, 2005  
Blogger Mário Henrique disse:

Caraio!!! Abriram os comentários!!! agora posso até ver quem mandou o que pra mim!!!

terça-feira, 21 junho, 2005  
Anonymous Anônimo disse:

oi meu anjinho!!!! eh soh tirar uma foto comigo que eu coloco no meu flog tah??!!! bjaum

terça-feira, 21 junho, 2005  

Postar um comentário

<< Home