28 agosto 2004

Enquanto eu cagava #01

Barba mal feita é opcional de fábrica

Ontem eu estava um lixo. Estava com roupas suadas, com o cabelo todo amassado na tentativa ridícula de escondê-lo atrás de um boné e com a barba muito mal feita. Nada agradável, o que só piorou meu estado de espírito. A situação estava tão crítica que chegou ao ponto de um colega de classe mais intimo virar pra mim e dizer: ¿Ei Chespirito, faz a barba, fica melhor¿ ¿ Chespirito é meu apelido na sala, só para informar os desavisados.

Meu cabelo estava uma zona porque estou deixando-o crescer, minha barba uma porcaria porque estou tentando deixar as costeletas crescerem, somente não tenho desculpas para minhas roupas, aquilo foi relaxo mesmo. Eu estar um lixo ontem, não foi culpa minha, mas somente algo que tenho que encarar se quiser ter a aparência que busco. Isso me fez pensar...

A vida é feita de sacrifícios. Somente vale a pena aquilo que batalhamos e conquistamos. As dificuldades nos ensinam a valorizar o verdadeiro sentido da vitória. O que vem fácil, vai fácil e, como diria a Larissa, ¿é o desafio que ensina¿. E isso é o que penso. Aliás, o que existe além da busca? Nada. O importante é a caminhada (já ouvi isso em algum lugar). Quem realmente se importa com o que vem depois da linha de chegada?

A tentativa, o erro, o drama do improvável, do impossível. Tudo isso é tempero para o ego do ser humano. ¿Eu é que não me sento no trono de um apartamento...¿, nem eu. As histórias acabam depois que os problemas são resolvidos, pois tudo além disso é tedioso, chato, cansativo, monótono. E é aí que estava eu ontem, um lixo porque tinha que vencer um desafio. Sofrendo pelo meu ideal. Ridículo, né?

Quem disse que a busca deve ser dolorosa? Quem disse que só há drama na dor? Tá certo que de mãos beijadas nada tem graça... Mas não estaria o desafio exatamente em superar a dor? Em domar o impossível com uma mão no ar erguendo o chapéu e rindo? Que venha o drama, mas que a miséria passe longe de mim. Acho que é mais ou menos isso a idéia que as quatro nobres verdades do Buda: 1° A verdade da existência do sofrimento; 2° A verdade da causa ou origem do sofrimento; 3° A verdade da cessação do sofrimento e 4° O caminho que conduz à extinção do sofrimento. Ou seja, o sofrimento só existe quando você o encara como tal.

Hoje eu voltei a escola. Roupa limpa, e bem mais classuda, cabelo lavado e tratado (sim, deixar o cabelo crescer não tem que ser um pesadelo) e barba cortada, deixando somente as costeletas à crescer. Devo confessar que as costeletas não ficaram perfeitas, já que ainde tem muito a crescer, porém, o desafio foi vencido... e com glórias! Eis aí a verdadeira vitória, a de batalhas.

1 Comments:

Anonymous Anônimo disse:

É mano, ser boa pinta dá trabalho...

terça-feira, 21 junho, 2005  

Postar um comentário

<< Home