09 março 2006

CAOStólico

Alguns de meus amigos Caóticos/Anarquistas/Subversivos de Plantão (e.g. Filhos do Caos) me perguntam como é que eu consigo ser Católico, se ao mesmo tempo tenho idéias tão próximas a deles. A pergunta é verdadeira, e justa. Quando pensamos na Igreja Católica, temos que nos lembrar de Ratzinger e de toda visão moralista/condenadora que sempre reinou na minha religião. Porém, isso é olhar superficialmente. A Igreja não é feita de senhores, mas de povo, de idéias, do desejo a uma vida maior e melhor. Resolvi então mostrar um pouco da igreja que acredito e que existe. Pensemos em Teologia da Libertação (mesmo não aceita), pensemos na PJ, pensemos na Pastoral do Menor e em todas Pastorais dedicadas a um trabalho verdadeiro e honesto. Pensemos no que diz essa Música de Comunhão:

Muito tempo não dura a verdade,
nestas margens estreitas demais,
Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais!
É Jesus, este pão da igualdade, viemos pra comungar,
com a luta do povo que quer ter voz, ter vez, lugar!
Comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar!
Com a fé e a união nossos passos, um dia, vão chegar!


Sim, sou Católico, mas antes disso sou um ser consciente de meu mundo e de meus objetivos. Sabe, para mim, religião é igual a time de futebol, cada um torce pra um, mas todos tem o mesmo objetivo: fazer gols. O problema está em achar que meu time é melhor que o seu, de aceitar quando roubam pro meu time, de desmerecer as glórias do seu. De agredir quem o ofende, de matar. Os times, como as religiões, não precisam ser defendidos, sua honra e glória estão em outro lugar. Eu não gosto de futebol, mas gosto muito de religião, tanto que aprecio ver jogos de outros times (celebrações de outras religiões) e conhecê-los cada vez mais.


Nunzilla & Duck for a Walk - Russ Williams

8 Comments:

Anonymous Anônimo disse:

ah, eu já me fiz essa pergunta que seus amigos te fazem, e isso fez eu chegar na seguinte conclusão: vc é o católico mais sensato que eu conheço

quinta-feira, 09 março, 2006  
Blogger tOk disse:

Adaptando titio Carlinhos Marx: "A religião e o futebol são os ópios do povo."

E, assim como futebol, só vale pela torcida. Não leva a nada.

Mas, de qualquer maneira, acho extremamente importante o respeito que você tem às outras crenças. Acho que é isso que falta às religiões em geral.

Ah, e antes que você pergunte, não, não sou marxista. Graças a deus.

Hahahahahahahahaha!!!

sexta-feira, 10 março, 2006  
Blogger Mário Henrique disse:

Só sou Marxista se você estiver falando do Grouxo Marx!

sexta-feira, 10 março, 2006  
Blogger tOk disse:

É. Mas como o próprio Groucho disse, não aceitaria fazer parte de um clube que me aceite como sócio. No caso, o clube é o marxismo.

Mas, de qualquer maneira, viva titio Groucho!

segunda-feira, 13 março, 2006  
Blogger Leósias disse:

Comprei um livro interessante chamado Grouxo-Marxismo...

Depois q ler darei mais detalhes...

segunda-feira, 13 março, 2006  
Blogger Mário Henrique disse:

eu escrevi o comentário pensando no livro...

ei, me disseram que foi o woody allen quem disse isso.

terça-feira, 14 março, 2006  
Blogger tOk disse:

Não, foi o Groucho, mesmo.

terça-feira, 14 março, 2006  
Anonymous Anônimo disse:

o woody allen disse "eu escrevi o comentário pensando no livro..."

bizarro
[ironic mode off]

quarta-feira, 15 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home